O que é Lide / Lead?

São as cinco perguntas que a matéria tem que responder.
O que, quem, quando, porque, como e onde.

1º parágrafo do texto: O que, quem, quando, porque.
2º parágrafo(sublide): Como e onde;

Conceito Lide

Lide (lead) : primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, quem, quando, onde, como e por que?
Parte da idéia da pirâmide invertida, ou seja, os fatos seriam relatados em ordem decrescente de importância

pirâmide invertida
lide
sublide
desenvolvimento
fechamento

Funcionamento do lide


Objetivo: dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia. Prender a leitura
Justificativa: a fórmula permite uma interrupção da leitura sem prejuízo do principal
Vantagem: facilidade no processo de edição e diagramação
Implicações do modelo
Reforço do mito da objetividade. Slogan anglo-saxão “é livre o comentário, mas os fatos são sagrados”
Padronização (rapidez, distanciamento)
Proteção aos jornalistas e empresas
Divisão do espaço, configurando a sustentação do negócio via publicidade

Identificar o lide


Anote as seis perguntas do lide:
O quê ?
Quem ?
Quando ?
Onde ?
Como ?
Por que ?

PROCURE NA NOTÍCIA ESTES ELEMENTOS

53 comentários:

  1. Respostas
    1. Adorei me ajudou na tarefa de casa obg

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Anônimo,esse não é o melhor jeito de chamar atenção sabia? Que tal voce chamar eu, a Mariana Braga e o resto do pessoal que voce ta enchendo o saco para ver voce tirar as calças no meio da rua? Voce pode ter certeza que estará chamando bastante atenção!

      Excluir
    4. vocÊ podia ser mais especifico

      Excluir
  2. Na faculdade, professora subdividiu "quem" em passivo/ativo. Ainda disse que o passivo só pode se referir a pessoas e instituições. Há bases? Quais as referências posso confirmar/contestar?

    ResponderExcluir
  3. O lide sempre aparece em itálico?

    ResponderExcluir
  4. Ótimo me ajudou bastante !!!

    ResponderExcluir
  5. gostei
    muito vlw
    brigado
    vcs são foda
    sabem tudo
    eu tava em
    duvida
    em
    nisso
    brigado
    blz
    flw

    ResponderExcluir
  6. brigado vcs ai são foda
    me ajudo pra krl
    vlw gostei tava em
    duvida nessa ai
    brigado me ajudou
    pra cacete vlw e
    flw vcs são foda

    ResponderExcluir
  7. Andressa gostosa quer vim aqui passar a mão no meu piru

    ResponderExcluir
  8. I will eat your pipoca

    ResponderExcluir
  9. nossa perfeito me ajudou a esclarecer minhas duvidas ! obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo!!! Me ajudou com o trabalho de redação ( ͡° ͜ʖ ͡°)
    Vlw!

    ResponderExcluir
  11. Me ajudo muito em um trabalho de escola vlw amigos

    ResponderExcluir
  12. No começo você diz 5, depois 6 rs

    Mas ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. goiaba.
    Tava com vontade de falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce não tava falando, tava digitando idiota kkk

      Excluir
    2. N[Boa noite Lara Vianna. Podemos er amigos? Sou professor de Inglês. Whats 11 966279503

      Excluir
  15. Adorei.Foi bastante esclarecedor.Estava trabalhando com minha turma do 4 ano me ajudou demais. Pena que tem gente que faz comentários indevidos e não usufrui desse recurso para se aprimorar...

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda Muda

    ResponderExcluir
  18. C tem doença? Pqp tem nego sério aqui com um assunto de dúvida no mínimo bom senso da sua parte seu idota affe povo com fogo no cu

    ResponderExcluir